Laboratório | Sementes Nucleadas
A sementes Gerplant possui laboratório próprio, credenciado pelo ministério da agricultura para realizar análises de sementes de gramíneas e leguminosas forrageiras.
A sua estrutura laboratorial conta com equipamentos para análises de pureza, teste de germinação, umidade, teste tetrazólio, identificação de sementes nocivas e tratamento para quebra de dormência.
A finalidade da análise de sementes é a determinação da qualidade de um lote de sementes, e com isso, o seu potencial para semeadura. As análises também são utilizadas para a identificação de possíveis problemas com a qualidade das sementes e suas causas. Assim, a análise de sementes é fundamental no controle da qualidade de um lote.
Para realizar análises, são seguidos procedimentos padrões, determinados nas Regras para Análise de Sementes (RAS) brasileiras. A utilização dessas regras possibilita a padronização das análises entre analistas.
Os funcionários do Laboratório Gerplant são treinados nos laboratórios da CATI e são coordenados por um Engenheiro Agrônomo responsável técnico pela realização das análises.
As análises de um lote de sementes começam desde a amostragem das sacarias que constituem o lote, onde casa amostragem equivale a uma amostra simples, e a junção dessas amostras formam uma amostra composta, que são homogeneizadas, obtendo-se a amostra média representativa do lote de sementes. A amostra média é encaminhada ao laboratório para dar sequência nas análises.
Sementes Nucleadas
São sementes que passam por um moderno processo tecnológico onde as sementes apos chegarem dos nossos campos de produção passam por processo de purificação, chegando a 97 % de pureza e em seguida estas sementes são escarificadas mecanificamente. Apos a escarificação, estas sementes sao hidratadas com fertilizantes contendo micro e macro nutrientes .
Vantagens : na purificação das sementes são eliminados , sementes chochas, sementes meia grana , sementes de ervas daninhas e todo e qualquer material que nao for sementes . A escarificação nao danifica as sementes, quebra a dormencia tegumentar facilitando e homogeneizando a germinação destas sementes . A hidratação com micro e macro nutrientes vai propiciar um melhor desenvolvimento inicial das raizes aumentando o seu volume e dando a estas plantas mais resistência a seca e ao pastoreio .
Finalidade da análise
A finalidade da análise de sementes é a determinação da qualidade de um lote de sementes, e com isso, o seu potencial para semeadura.
As análises também são utilizadas para a identificação de possíveis problemas com a qualidade das sementes e suas causas.
Assim, a análise de sementes é fundamental no controle da qualidade de um lote.
Padrões para análise
Para realizar análises, são seguidos procedimentos padrões, determinados nas Regras para Análise de Sementes (RAS) brasileiras.
A utilização dessas regras possibilita a padronização das análises entre analistas.
Quem faz as análises
Os funcionários do Laboratório Gerplant são treinados nos laboratórios da CATI e são coordenados por um Engenheiro Agrônomo, responsável técnico pela realização das análises.
As amostras
As análises de um lote de sementes começam desde a amostragem das sacarias que constituem o lote, onde cada amostragem equivale a uma amostra simples, e a junção dessas amostras formam uma amostra composta, que são homogeneizadas, obtendo-se a amostra média representativa do lote de sementes.
A amostra média é encaminhada ao laboratório para dar sequências nas análises.